Benefícios da laranja para a saúde

By | julho 10, 2015

laranjaA laranja é uma fruta que possui vários nutrientes saudáveis para o nosso organismo, mais conhecida por ser rica em Vitamina C, um dos principais elementos que ajudam na prevenção de gripes e resfriados. A laranja também possui nutrientes com ações antioxidantes que auxiliam no combate à doenças cardiovasculares e no câncer. Os benefícios da laranja para a saúde são inúmeros, confira a baixo alguns deles e inclua a fruta em suas refeições.

Além da Vitamina C, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, bem como na absorção de ferro de outros nutrientes, a laranja também contém potássio, que ajuda a manter a pressão arterial. A laranja também é fonte de energia, já que é rica em açúcar e carboidratos. Entre os demais benefícios da laranja para a saúde podemos citar que ela combate o colesterol, melhora os problemas digestivos, estimula a função intestinal, corrige a acidez no organismo, estimula o sistema circulatório, combate inflamação das veias e diminui o risco de derrame.

O recomendado é que todo dia seja consumida pelo menos uma laranja, tanto em forma de suco como da forma natural. O suco deve ser tomado na hora, sem adição de açúcar e sem água, para que os nutrientes sejam melhor aproveitados. Evite também deixar laranja cortada na geladeira, para que ela não perca as propriedades nutritivas. De preferência, ao preparar um suco, bata a laranja inteira no liquidificador, para que tanto as propriedades do sumo como do bagaço sejam aproveitados.

A laranja pode ser consumida de diversas formas, inclusive há quem usa a fruta como tempero, sobremesa, bem como em forma de geleia. O suco é a forma mais comum de ser consumida, durante lanches e demais refeições. Ressaltamos que assim como outros alimentos, deve-se evitar os excessos, pois contem cerca de 50 calorias a cada 100 gramas.

 

Deixe uma resposta