A maioria dos partos feitos por planos de saúde são cesáreas

By | junho 16, 2015

partocesariannoA maioria dos partos feitos no Brasil são cesáreas e ainda não se sabe como fazer para reverter esse quadro, já foram realizadas varias campanhas incentivando o parto normal, mas o índice ainda não diminuiu e o Brasil continua sendo o pais em que mais se faz cesáreas em todo o mundo. A maioria dos partos feitos por planos de saúde são cesáreas, esse fato se dá porque há muito mitos ditos a respeito do parto normal e, aparentemente, uma cesariana trás mais conforto à mulher e para o bebê.

Muitos fatores fazem com que a mulher dê preferência a uma cesariana, principalmente o fato de que muitos alegam que no parto normal as dores são maiores, que não há dilatação o suficiente, que o bebê está preso no cordão umbilical entre tantos outros mitos que não são comprovados pela medicina.

Uma das questões mais obvias da escolha pela cesariana, além dos mitos a respeito do parto normal, é a ideia de conforto e o medo de machucar o bebê, pela violência que muitas mulheres sofrem com o parto normal e a possibilidade de não haver vagas nas maternidades, o agendamento do parto garante que o parto seja feito no horário marcado e no local escolhido.

Os médicos também influenciam muito na escolha da cesariana, algumas mulheres alegam que são induzidas, afinal, o parto cesariano é mais cômodo para o médico por ser um procedimento, relativamente mais rápido, existem mulheres que passam mais de 12 horas em trabalho de parto.

No Brasil, o temor ao parto normal é algo cultural, há pouco tempo começou a se falar em parto normal humanizado. O numero de cesáreas ainda é muito grande, mas há muitas campanhas para conscientizar as mulheres a fazer um parto normal, pois é muito mais saudável para a mãe e para o bebê.

 

 

Deixe uma resposta