Anemia: causas, prevenções e tratamento

By | março 2, 2015

A anemia é uma doença séria que atinge milhões de brasileiros, com maior incidência no nordeste do país. Ela é caracterizada pela diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, falta de oxigenação de órgãos e tecidos, podendo causar problemas no crescimento e até mesmo, em casos mais graves, a morte. É mais comum em mulheres grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas. Existem vários tipos de anemia, que normalmente são causadas por alimentação inadequada ou dieta com pouca variedade de nutrientes, como por exemplo, o Ferro.

Anemia

Prevenindo a anemia

Antes de prevenir é importante saber alguns dos sintomas da anemia: problemas com desempenho em atividades diárias, dificuldades para se concentrar, sono excessivo, tontura, falta de ar e perda de apetite. Um dos testes de anemia mais conhecidos consiste simplesmente em verificar a parte interna do olho, e se ela tiver um tom pálido ou amarelado, procure um médico, pois esse pode ser uma manifestação da doença.

Para prevenir a Anemia Ferropriva, causada por deficiência de ferro no corpo. Inserir com maior frequência na dieta diária carnes vermelhas, legumes, feijão e verduras ajuda a evitá-la. Cozinhar outros tipos de alimento em panela de ferro também é uma boa dica. As vitaminas são amigas, principalmente a do tipo C (presente em frutas como o morango e Kiwi), que auxilia o armazenamento e movimentação do ferro no corpo. Por outro lado, consumir na mesma refeição alimentos ricos em cálcio e fibras pode reduzir a absorção do ferro pelo organismo.

O tratamento

Quando há falta de ferro no corpo, é possível fazer a suplementação do nutriente (os suplementos prescritos mais comuns são os de Vitamina B12 e Ácido Fólico). Existem certas doenças, como a renal, que torna o indivíduo mais suscetível à anemia. Realizar tratamentos contra esses problemas é imprescindível. Uma boa noite de sono pode repor as energias do corpo consumidas pela doença, seguir a dieta prescrita pelo médico para o equilíbrio de nutrientes e possível prescrição de medicamentos para elevação do número de glóbulos vermelhos no sangue são itens importantes para acabar com a anemia.

Deixe uma resposta