ANS ampliou o tratamento de câncer em planos de saúde

By | março 11, 2015

Tratamento de câncer em planos de saúde

O câncer é uma das doenças mais temidas da atualidade, porém, na maioria dos casos quando é diagnosticado cedo tem grande probabilidade de cura. Porém, o atendimento no sistema público de saúde é precário, e procedimentos como a quimioterapia, pagos em particular, custam em média 10 mil reais, fora os medicamentos, que podem chegar ao valor mensal de 15 mil reais. Por isso a contratação de um serviço de assistência médica é essencial, e recentemente o Rol de Procedimentos obrigatórios foi implementado, e a ANS ampliou o tratamento de câncer em planos de saúde:

Tratamento de câncer em planos de saúde – Coberturas

Nessa ampliação, que começaram a ser feitas em janeiro do ano passado, vários medicamentos foram adicionados à cobertura obrigatória. Assim, o beneficiário tem mais tranquilidade financeira na hora do tratamento. Alguns dos medicamentos oferecidos para uso domiciliar foram os seguintes:

  • Terapia para anemia com estimuladores da eritropoiese;
  • Terapia para profilaxia e tratamento de infecções;
  • Terapia para diarreia;
  • Tratamento para dor neuropática;
  • Terapia para profilaxia e tratamento da neutropenia com fatores de crescimento de colônias de granulócitos;
  • Terapia para profilaxia e tratamento de náusea e vômito;
  • Terapia para profilaxia e tratamento do rash cutâneo;
  • Terapia e tratamento do tromboembolismo;

Estes remédios são todos via oral e servem para proporcionar maior conforto para os pacientes e para combater os efeitos colaterais causados pelo tratamento. A maneira de disponibilização desses medicamentos deve ser feita da maneira que a operadora definir, podendo ser entregues diretamente ao beneficiário ou oferecidos através do convênio entre o plano e farmácias. Foram adicionadas também 28 cirurgias por videolaparoscopia, que podem reduzir o tempo de internação, bem como o risco do paciente.

Radioterapia e Radioablação

Além da ampliação dessa cobertura para tratamento de câncer em planos de saúde, ainda foram adicionados entre todos os novos procedimentos, a Radioterapia para tumores na cabeça e pescoço, e Radioablação (retirada de tumores no fígado).

Deixe uma resposta