ANS suspende o direito de venda de planos todos os anos

By | março 6, 2015

ANS suspende o direito de venda

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde responsável pelo monitoramento do trabalho de serviços de assistência médica. Além disso, ela recolhe informações todos os anos, incluindo reclamações dos beneficiários dos planos de saúde, e organiza um ranking com as melhores operadoras. Com isso, são também analisadas as empresas ou planos que são incapazes de de cumprir com as pré-determinações feitas pelo órgão regulamentador, e por esse motivo a ANS suspende o direito de venda de planos todos os anos. Normalmente essa medida é tomada quando a operadora não cumpre os prazos pré-estipulados para disponibilizar atendimentos, consultas, cirurgias e exames.

ANS suspende o direito de venda de 65 planos em 2014

Os números são expressivos, mas não tão grandes quanto os dos anos anteriores. Foram 65 planos de 16 operadoras que tiveram sua venda suspensa. Foram mais de 12 mil reclamações em apenas três meses. Ao todo, essas empresas atendem mais de meio milhão de pessoas. Além da suspensão, a operadora ainda tem de pagar multas de até R$100 mil por procedimento não realizado.

A consciência dos consumidores pode ter sido um dos motivos decisivos para a diminuição dos cancelamentos, pois com eles, as empresas passam a organizar melhor seu trabalho. Em novembro de 2013 foram suspensos, no período de três meses anteriores, 150 planos de 41 operadoras, e no ano de 2012 o número foi de 356 planos em 56 operadoras. Nessas contagens feitas trimestralmente a ANS suspende o direito de venda de muitos planos e se for feita a conta dos números registrados entre julho de 2012 até novembro de 2014, ele é de mais de mil planos em 142 operadoras.

Fique atento e exija seus direitos

Você como consumidor, deve saber de seus direitos. É importante se informar sobre todos os requisitos impostos pela ANS, e fiscalizar sempre. Se a ANS suspende o direito de venda de alguns planos, é para proteger o consumidor, então não deixe de reclamar apenas por medo de perder seu plano, pois em caso de plano cancelado, você tem o direito de contratar um com as mesmas coberturas na mesma ou em outra operadora, e sem ter de cumprir novamente os períodos de carência.

Deixe uma resposta