Câncer de próstata – prevenção e tratamento

By | março 18, 2015

A próstata, glândula localizada entre a bexiga e o reto dos homens funciona conforme  os níveis de testosterona (hormônio masculino), e é ativamente participante na produção de sêmen. Ou seja, ela é de extrema importância para o funcionamento do aparelho sexual masculino. Por isso, é necessário ter extremamo cuidado com o aparecimento de câncer, que pode ser identificado através do aparecimento de problemas de ereção, dor lombar, na bacia ou joelhos e sangramento na uretra, porém, esses sintomas se manifestam apenas quando a doença está em seu estado avançado, portanto é mais importante ainda tomar conhecimento sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata.

Câncer de próstata

Como funciona a prevenção e tratamento do câncer de próstata?

Prevenção: É difícil um câncer de próstata ser hereditário, e quando isso acontece, normalmente ele se manifesta cedo. Do contrário, a melhor forma de diagnóstica-lo é o exame feito através do toque retal, que deve ser realizado depois dos 50 anos de idade, em conjunto com a dosagem da proteína sanguínea chamada PSA e da ultrassonografia e ressonância magnética da próstata.

Porém, existem outras maneiras de prevenir esse câncer, como por exemplo, uma dieta balanceada e focada em nutrientes específicos. Vitaminas D (leite e abacate), E (milho e ovos), Selenium (farinha de trigo e castanha do pará), Lycopene (Melancia e tomate) e Omega 3 (Salmão e azeite de oliva) são componentes que não podem faltar na alimentação de quem procura diminuir o risco da doença. Além disso, a prática de exercícios físicos, evitar o consumo de cigarros, e procurar visitar regularmente o médico são outras maneiras de afastar o câncer de próstata.

Existem estudos que procuram definir também a eficiência do uso hormônios opostos à atividade da testosterona para diminuir as chances de desenvolvimento do câncer, porém, nada ainda foi concluído.

Tratamento: O ciclo de tratamento depende muito da idade do paciente, mas normalmente conta com procedimentos como cirurgias, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e criocirurgia. Prevenção e tratamento do câncer de próstata são duas ações diferenciadas. Algumas pessoas consideram o exame do toque retal constrangedor, e acabam não prevenindo a doença nesse sentido. Porém, essa atitude é irresponsável e deve ser evitada por quem pretende garantir saúde e bem estar na velhice.

Deixe uma resposta