Clientes de planos de saúde podem registrar queixas junto à ANS

By | novembro 21, 2014

Agência Nacional de SaúdeO plano de saúde é um dos principais investimentos mensais das famílias. Graças a esse produto é possível contar com atendimento médico quando preciso e minimizar despesas ao cuidar da saúde.

No entanto, existem algumas operadoras de saúde que deixam de cumprir o que foi estabelecido em contrato, prestando serviço incompleto ao beneficiário, chegando, até mesmo, a prejudicar tratamentos.

Sempre que se encontrar nessa situação, o beneficiário pode recorrer à Agência Nacional de Saúde, a ANS, para registrar sua reclamação e tentar resolver o problema antes de partir à esfera jurídica.

De modo geral, o maior número de reclamações recebidas na Agência Nacional de Saúde tem a ver com o não cumprimento de coberturas previstas em contrato, sobretudo de tratamentos e cirurgias.

Mas, como recorrer à ANS para registrar uma reclamação? Quando alguma cláusula contratual não for cumprida, como a cobertura de procedimentos médicos, o beneficiário deve entrar em contato com a operadora e solicitar uma justificativa da negativa por escrito.

Assim que tiver esse documento em mãos, o beneficiário deve registrar a reclamação junto aos canais de relacionamento da Agência Nacional de Saúde. São três as opções: o Disque ANS (0800 701 9656), a Central de Atendimento ao Consumidor (site da ANS) e o Núcleo de Atendimento Presencial, cujos endereços podem ser obtidos na página oficial da Agência.

Nos casos mais simples, a operadora de saúde tem cinco dias para resolver o problema. Caso não haja uma solução, um processo administrativo será instaurado contra a operadora, que terá grandes chances de ser multada.

Ademais, a ANS também pode suspender a venda de planos de saúde que tiverem muitas reclamações, até que a operadora de saúde possa prestar um atendimento adequado, conforme definido em contrato, ao consumidor.

Justamente por isso é importante recorrer à Agência Nacional de Saúde, garantindo o cumprimento do contrato, direito do consumidor, além de ter a chance de melhorar o serviço prestado pela operadora.

Curiosamente, a cada quatro reclamações registradas na Agência Nacional de Saúde, três são resolvidas com a intermediação do órgão. Por isso, caso passe por dificuldades com a operadora de saúde, registre sua reclamação e faça valer seus direitos.

Deixe uma resposta