Como trocar de plano de saúde

By | abril 27, 2015

trocardeplanoSe você tem um plano de saúde e por algum motivo deseja alterar de plano, fique atento para não perder os benefícios que você já tem por direito, como o prazo de carências e as coberturas do plano. Entenda como trocar de plano de saúde e continuar com os mesmos benefícios e melhoras as condições do novo plano.

A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar tem uma lei que rege essa mudança de planos, contendo normativas que devem ser cumpridas pelas operadoras, garantindo benefícios para os clientes. Quem pretende mudar de plano de saúde tem que estar com as mensalidades em dia, pois deverá apresentar os últimos boletos à nova operadora, quando já tiver acertado as condições do novo plano de saúde.

Para poder receber os benefícios na mudança de operadora, o plano tem que ser igual ou inferior ao que você já tinha, as características dos planos tem que ser basicamente a mesma, contando com as mesmas coberturas e assistências, se o cliente tiver os requisitos exigidos pelas regras da portabilidade, a nova operadora não poderá recusá-lo, dando um prazo de 20 dias a contar da entrega da proposta para poder ser aceito, evitando carências mais longas, como no inicio do plano de saúde.

Caso a operadora do seu plano de saúde anterior seja inexistente, você poderá levar seu plano de saúde a uma nova operadora, levando as carências já cumpridas anteriormente, bem como os planos de saúde dos dependentes de um contrato em que o titular tenha falecido. Está isento também a alteração de planos de saúde regional para uma abrangência maior.

A lei rege os planos de saúde adquiridos a partir de 02 de janeiro de 1.999, os planos que são regidos pela lei adquiridos anterior a essa data, são os que foram adaptados á nova legislação.

Deixe uma resposta