Como verificar as coberturas de um plano de saúde

By | fevereiro 20, 2015

Cada cliente, na hora de contratar um serviço de assistência médica, tem suas prioridades e preferências em serviços específicos oferecidos pelas operadoras. Cada plano tem uma abrangência diferenciada, tanto em relação à cobertura, seja ela nacional ou regional, quanto aos atendimentos inclusos em cada produto. Se você não sabe quais são seus direitos enquanto consumidor, existem algumas maneiras de se informar sobre as coberturas de um plano de saúde.

Coberturas de um Plano de Saúde

Requisitos mínimos de coberturas de um plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), vinculada ao Ministério da Saúde, regulamenta várias questões ligadas a serviços de assistência médica como, por exemplo, os requisitos mínimos de coberturas de um plano de saúde. No guia prático desenvolvido pela ANS, é possível verificar esse direito, que beneficia planos contratados depois do dia 1º de janeiro de 1999. A lista de procedimentos inclusas no chamado Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que incluem itens como radioterapia com IMRT (modulação da intensidade do feixe) para tumores da região de cabeça e pescoço (com diretriz de utilização), o direito a 37 medicamentos orais para tratamento de câncer, 28 cirurgias por videolaparoscopia (menos invasivas e com menor risco aos pacientes) e outros que podem ser conferidos neste link. Lembre-se também que a lista de coberturas de um plano de saúde depende muito das carências cumpridas pelo consumidor.

Fique atento ao contrato

Nada impede a operadora de incluir procedimentos além dos previstos em lei, para atrair novos clientes. As coberturas de um plano de saúde podem ser conferidas também no ato da assinatura do contrato. Verifique os procedimentos inclusos na linha ambulatorial e hospitalar (com ou sem obstetrícia) e até mesmo de plano odontológico, sua abrangência (nacional ou regional), e o mais importante, se a operadora é devidamente registrada na ANS. Outra informação a ser conferida antes da contratação é o tipo de pagamento, que pode ser, em alguns casos, por coparticipação (que é quando a mensalidade do plano é melhor, pois o beneficiário paga um preço fixo para cada tipo de procedimento).

 

Deixe uma resposta