Conjuntivite – Entenda melhor essa doença

By | fevereiro 24, 2015

Um belo dia você vai dormir, acorda com os olhos colados e um incômodo horrível. Esta é a famosa conjuntivite. Uma doença contagiosa que aparece quando há inchaço na membrana conjuntiva, que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras, ocasionado pela dilatação dos vasos sanguíneos . A causa dela pode estar relacionada a reações alérgicas a fumaça, maquiagem ou cloro de piscina, por exemplo. A conjuntivite pode ser também, causada por vírus (Adenovírus) e bactérias (Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Pseudomonas aeruginosa). Esta é contagiosa, e transmitida por contato de objetos ou mãos contaminados com os olhos. 

Sintomas

Conjuntivite

É bom ficar atento aos sintomas da doença. Olhos inchados e avermelhados, sensação de incômodo, como se houvesse areia nos olhos, visão sensível ou borrada, pálpebras coladas ao acordar, com secreções e lacrimejamentos são alguns deles. A diferenciação entre a conjuntivite alérgica e viral ou bacteriana pode ser verificada de maneira simples: na primeira, a secreção é mais pegajosa, e nos dois outros casos, mais líquida e os olhos lacrimejam com mais frequência.

Prevenção

Para evitar a contração da conjuntivite, em especial dos tipos viral e bacteriana, a higiene é importantíssima. crie o costume de sempre lavar as mãos, principalmente após frequentar locas públicos. Evite piscinas públicas, troque regularmente toalhas e fronhas e não compartilhe produtos de beleza para prevenir o contágio.

Tratamento da conjuntivite

Primeiramente tenha certeza que contraiu a doença. Marque uma consulta com um oftalmologista, e se ele disser que você está realmente com conjuntivite, lhe indicará os procedimentos corretos para tratar a doença. Normalmente é indicada a intensificação da higiene dos olhos. Lavá-los sempre que possível, fazer compressas com água potável gelada ou mesmo com soro fisiológico que pode ser comprado em qualquer farmácia. Quando há o caso de conjuntivite viral, podem ser indicados colírios lubrificantes e a do tipo bacteriano com colírio e possivelmente algum tipo de antibiótico.

Deixe uma resposta