Dicas da ANS não reduzem reclamações de planos de saúde

By | junho 8, 2015

reclamaçoesMesmo depois de muitas normativas feitas pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, para regularizar as operadoras de planos de saúde, algumas operadoras continuam recebendo bastante reclamação. Segundo uma pesquisa realizada, os números dos últimos seis meses continuam com uma quantidade significativa de reclamações. Mesmo com as dicas da ANS não reduzem reclamações de planos de saúde, os clientes de algumas operadoras continuam reclamando de problemas que já deveriam ser resolvidos.

Entre as principais queixas estão negativa de cobertura, agendamento de consultas, rescisão de contrato e aumento abusivo da mensalidade, muitas pessoas tem um reajuste acima do que realmente deveria ter. A ANS já tomou algumas previdências e proibiu a venda de várias linhas de plano de saúde por um período até que os problemas fossem resolvidos, no entanto alguns problemas ainda persistem.

A quantidade de planos de saúde registrado no ANS aumentou muito nos últimos anos, o problema é a qualidade que muitos deles oferecem. Antes de adquirir um plano de saúde, pesquise o histórico da operadora e veja o que os clientes antigos comentam sobre o plano, as coberturas e a rede credenciada. Verifique quais as coberturas você deseja ter, bem como o custo x beneficio.

Uma das medidas tomadas pela ANS que reduziu o numero de reclamações sobre os planos de saúde foi a implantação de ouvidoria próprias em operadoras com mais de 20 mil usuários. A intenção da tomada dessa medida é a redução dos conflitos entre as operadoras e os usuários.

Com a implantação da ouvidoria, o cliente tem espaço para registrar reclamações, solicitar melhoria de atendimento, e dar sugestões à operadora, sendo um canal direto de contato, a equipe da ouvidoria recebe a solicitação do cliente e se empenha para resolver o problema, evitando maiores dores de cabeça. Assim, os conflitos são reduzidos, bem como as reclamações externas.

 

Deixe uma resposta