Dicas para cancelamento de plano de saúde

By | abril 30, 2015

cancelamentoSe você está insatisfeito com o seu plano de saúde, você pode fazer uma troca de seguradora ou mesmo fazer um cancelamento. Há situações que trocar de seguradora não é a melhor opção, veja a seguir algumas dicas para cancelamento de plano de saúde e confira qual a melhor situação para você.

Por inúmeras razões você pode precisar de um cancelamento, e o processo é mais fácil do que você imagina, será necessário apenas você redigir uma carta solicitando o cancelamento. A carta deve ser feita à mão e destinada à operadora do seu plano de saúde. Você poderá entregá-la pessoalmente, enviar por correio ou via e-mail (scaniada). Não se esqueça de fazer algum meio para que possa haver a confirmação do recebimento da carta, se for via e-mail, solicite uma resposta de confirmação de recebimento ou se for via correio, o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aconselha mandar registrada com aviso de recebimento para que você tenha uma confirmação de que o documento chegou ao destinatário.

É importante que você tenha algum documento da solicitação do plano para que, se porventura, vier algum boleto de cobrança, você tenha como provar que solicitou o cancelamento do plano de saúde.

Na carta redigida você deverá colocar seu nome completo e números de documentos, seguindo o modelo abaixo:

“(Cidade onde mora, data, ano)

À empresa (nome da seguradora)

“Eu (nome completo), portador do RG (número do RG), e do CPF (número do CPF), solicito o cancelamento imediato do meu plano de saúde, que está ativo no número (número do plano).

A partir do dia de hoje, fica registrado que o plano está cancelado e nenhuma cobrança nova poderá ser realizada.

Atenciosamente,

(Seu nome e telefone para contato)”

De acordo com a ANS – Agencia Nacional de saúde Suplementar, não há um prazo para que você solicite o cancelamento de um plano de saúde, é uma normativa de cada empresa que normalmente estipula um prazo de 12 meses de uso.

No entanto, se você pretende trocar de operadora de plano de saúde, fique atento com os prazos de carência, para que você não precise passar por esse período novamente, se o seu plano tem mais de 24 meses você pode mudar sua operadora e utilizar seu plano normalmente.

 

Deixe uma resposta