Dicas para cuidar da voz

By | fevereiro 5, 2015

dicas para cuidar da voz

A voz é muito importante no dia-a-dia de todos nós. Para muitos, ela é uma ferramenta de trabalho, e é sempre bom cuidar da saúde vocal, para que essa ferramenta esteja em perfeitas condições quando precisarmos dela, ou seja, a todo o momento. Confira abaixo algumas dicas para cuidar da voz:

Beba água

Uma boa hidratação sempre é sinônimo de saúde, e uma das dicas para cuidar da voz, e manter um comportamento saudável, é tomar entre seis e oito copos d’água durante o dia, e se preocupar em manter as cordas vocais hidratadas durante longos períodos de oratória, obtendo maior flexibilidade e vibração e conseguindo melhor desempenho e alcance da voz.

Alimentação

Uma alimentação ideal para tratamento vocal deve ser balanceada e composta por fibras, frutas e verduras. Entre as dicas para cuidar da voz que você já deve ter ouvido muitas vezes, deve estar a de comer maçã, e é ótimo que seja seguida, pois ela, além de ter efeito adstringente, limpando o trato vocal, ela ainda trabalha, durante a mastigação, os músculos destinados à articulação das palavras. Antes de qualquer apresentação que exija maior desemprenho da voz, evite também se alimentar desreguladamente e ingerir muito açúcar, por exemplo.

Evite álcool, cigarro e outras drogas

Outra das dicas para cuidar da voz é ficar longe do álcool, cigarro e qualquer outro tipo de droga. Isso porque, além dos vários malefícios que trazem para saúde, causam irritações no trato vocal, e no caso do cigarro, por exemplo, sente-se o pigarro, que atrapalha, e muito,  a oratória e diminui a potência vocal.

Cuide dos abusos de volume

A velocidade do ar que passa dos pulmões até às cordas vocais quando gritamos é de aproximadamente 70 Km/h, e o choque entre elas é muito forte, o que prejudica muito a saúde da laringe. Procure sempre atingir um tom mediano, que não lhe incomode enquanto fala. Muito cuidado com qualquer tipo de spray e pastilha para dor de garganta, pois eles anestesiam o trato vocal, fazendo com que seja imperceptível o abuso da voz.

Outras dicas para cuidar da voz

Para o vestuário, prefira roupas mais confortáveis, que não inibam a respiração. Aparelhos de ar condicionado podem trazer alívio em dias de calor, mas devem ser evitados ao máximo, pois ressecam as cordas vocais. Tenha boas noites de sono e procure se exercitar regularmente. A postura define muito a capacidade vocal, alcançando maiores distâncias quando está correta.

Deixe uma resposta