Entenda a diferença entre rinite e sinusite

By | junho 4, 2015

riniteCom a chegada do inverno, muitas pessoas sofrem com o tempo úmido e com resfriados, que podem provocar algumas doenças como rinite e sinusite, e muitos não entendem a diferença entre cada uma delas, os sintomas são semelhantes ao da gripe, no entanto são situações diferentes e merecem cuidados específicos. Entenda a diferença entre rinite e sinusite e diferencie-as, cuidando da forma adequada para poder recuperar sua saúde.

A sinusite é uma inflamação nas cavidades nasais, que ficam em volta do nariz, forrada por uma mucosa , quando essa mucosa está inflamada, seja por agentes infecciosos ou fatores alérgicos, causa uma irritação na face. A sinusite pode ser crônica ou aguda, a sinusite aguda é quando os sintomas permanecem por menos de 12 semanas, quando os sintomas ultrapassar esse período, será diagnosticada uma sinusite crônica. Os principais sintomas da sinusite são secreções nasais, dores de garganta, dor de ouvido, redução da perda do olfato, mal halito, náusea e irritações no nariz.

Já a rinite é uma doença infecciosa das vias respiratórias, principalmente na cavidade nasal, pode ser causada por mais de 200 tipos diferentes de vírus, pode também ser causada por fatores externos como frio, stress ou alta unidade. É uma infecção contagiosa e pode ser transmitida por espirros ou mesmo um contato direto com outras pessoas. A rinite está associada com espirros e outros sintomas do resfriado, como corrimento nasal, ardor no nariz e dor de garganta.

A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite, por isso em vários casos as duas doenças são associadas. Os sintomas das duas são muitos parecidos, portanto só um diagnostico medico pode identificar qual doença você tem.

Na maior parte dos casos, a rinite não tem cura, no entanto pode ser tradada com medicamentos farmacêutico e caseiro, já a sinusite tem cura com intervenção cirúrgica na maior parte dos casos.

Caso identifique algum dos sintomas, procure um médico para que você tenha um diagnostico e trate da forma correta para evitar maiores complicações.

 

Deixe uma resposta