Entenda as carências para recém-nascidos

By | fevereiro 6, 2015

Os cuidados com o bebê, mesmo nascido saudável, são fundamentais para um crescimento sem sustos e e complicações. É uma vida frágil, e que pode ser colocada em risco sem os cuidados adequados. Quando os pais contam com assistência médica por plano de saúde, é importante que se informem sobre as carências para recém-nascidos. Existe uma normatização, feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define a necessidade da estipulação de prazos para dependentes.

Carências para recém-nascidos: limite de tempo para adesão

carências para recém-nascidos

Logo após o parto, deve-se providenciar a documentação necessária para cadastrar o dependente, que normalmente é apenas a certidão de nascimento, num prazo de até 30 dias. Neste período, a carência cumprida pelo titular é incluída também, no plano de saúde da criança. Antes do trigésimo dia, o bebê pode obter atendimentos pelo plano de saúde da mãe, contanto que o serviço cubra os mesmos.

Planos coletivos

Para os serviços contratados por pessoa jurídica, em empresas, o beneficiário precisa contatar o departamento de Recursos humanos dentro do mesmo limite de tempo para incluir o recém-nascido, desde que esta adição esteja prevista no contrato assinado pelo funcionário.

A adoção

Os filhos adotivos entram também no sistema de carências para recém-nascidos, tendo ainda um limite de idade. Conforme a legislação, a inscrição da criança que for menor de 12 anos dentro do período de 30 dias após a adoção, em qualquer plano de saúde, fará com que o novo dependente aproveite a carência já cumprida pelo cliente. Por lei, entende-se por filho adotivo também a criança ou adolescente sob responsabilidade do contratante do plano, com guarda provisória através do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entre em contato com a operadora

Se os 30 dias se passarem, e seja perdido o benefício citado acima, o titular deve entrar em contato com a operadora e negociar os novos prazos de carência, que provavelmente seguirão o padrão dos produtos oferecidos pela empresa.

 

Deixe uma resposta