Exame para pacientes com câncer será feito pelo SUS

By | Abril 17, 2015

Tratamentos para doenças mais complexas normalmente são caros e nem todo mundo tem acesso a eles, a maioria porque não tem condições financeira para custear o tratamento, mas agora, um exame para pacientes com câncer será feito pelo SUS – Sistema Único de Saúde, o exame é o PET-CT, também conhecido como PET Scan, feito através de uma tomografia computadorizada junto com uma tomografia por emissão de pósitrons que é possível avaliar a existência de tumores e a gravidade de cada um, o tipo do tumor e a relação com o hospedeiro, assim, podendo saber qual a melhor forma de tratamento do mesmo.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 20 mil pessoas estão sendo beneficiadas com o exame, que até então era realizado apenas em hospitais particulares. A utilização desses exames na rede publica irá diminuir gastos com cirurgias e tratamentos desnecessários, pois os tratamentos são mais dirigidos, ficando fácil também diagnosticar novos focos com antecedência.

Os exames serão feitos em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas, metástase de câncer colorretal, linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodkin, que também haverá avaliação de resposta do tratamento deste ultimo.

Há 100 centros que ofertam o exame no país, localizados em 21 estados diferentes, assim, a infraestrutura existente é necessária para atender todos os pacientes que precisarem, sendo necessário que alguns deles se desloquem a outro estado para realizar os procedimentos. Cabe às secretarias municipais e estaduais organizarem o atendimento, definindo para qual hospital o paciente será encaminhado.

Deixe uma resposta