Exames importantes que devem ser feito em seu bebê

By | julho 3, 2015

testerecemnascidoAntes de sair da maternidade com o seu bebê recém-nascido é necessário a realização de alguns exames para diagnosticar o estado de saúde do seu filho. Dentre os exames importantes que devem ser feito em seu bebê o mais conhecido é o Teste do Pezinho, mas além dele há outros exames que devem ser realizados para detectar possíveis distúrbios que poderão afetar o desenvolvimento da criança. Conheça:

  • Teste do Pezinho

O Teste do Pezinho deve ser feito após 48 horas de vida, com o bebê amamentado para que o resultado possa ser feito com mais precisão. Consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar, através do sangue dá para diagnosticar doenças metabólicas, hereditárias e infecciosas, que não se manifestam clinicamente no nascimento.

O teste realizado gratuitamente pode diagnosticar problemas como hipotiroidísmo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística. Nos hospitais privados, é possível fazer a ampliada, que abrange outras 46 doenças.

  • Teste do Coraçãozinho

Esse teste não é obrigatório, mas deve ser solicitado ente 24 e 48 horas do nascimento para diagnosticar doenças cardíacas, como problemas nas válvulas do coração.

O teste é realizado com um aparelho de pressão chamado oxímetro que é colocado em dois membros do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco e, assim, outros exames são solicitados.

  • Teste da Orelhinha

Realizado até no máximo 6 meses de vida, o teste da orelhinha serve para diagnosticar se há problemas de audição. O teste é obrigatório e pode ser feito pela rede pública.

O pediatra coloca um aparelho similar a um fone de ouvido na criança ligado a um equipamento que produz estímulos inaudíveis que identificam traços de surdez.

  • Teste do Olhinho

Um teste rápido e simples, realizado com um aparelho para analisar o eixo óptico do recém-nascido. Ao mirar uma fonte luminosa no olho do bebê deve ser enxergado um reflexo vermelho, quando o reflexo é branco pode haver algum problema no eixo óptico, como catarata, glaucoma, retinoblastoma ou tumor na retina. O recomendado é realizar o teste nas primeiras horas de vida.

  • Teste do Quadril

Não é um teste obrigatório, mas deve ser solicitado.  O pediatra movimenta as pernas e o quadril do bebê com técnicas da chamada Manobra Ortolani, se perceber algum problema, solicita outros exames. O teste deve ser realizado ainda na maternidade para diagnosticar problemas no quadril que podem destruir a cartilagem que reveste o osso.

Deixe uma resposta