Informações sobre a inclusão de dependentes em planos de saúde

By | junho 19, 2015

dependentesplanosdesaudeAo contatar um plano de saúde você busca proteção para você e sua família. Quando estiver procurando o plano de saúde, além da cobertura e da abrangência do plano de saúde, busque também informações sobre a inclusão de dependentes em planos de saúde, pois não são todas as modalidades de planos que dão a opção de inclusão de dependentes em seu plano de saúde.

A inclusão de dependentes é um dos fatores que influenciam na escolha de um plano de saúde, as informações devem estar contidas no contrato, mesmo daqueles contratos que foram feitos antes de 1999, mais conhecidos como contratos antigos.

Caso o plano de saúde autorize a inclusão de novos dependentes, os mesmos deverão cumprir os prazos de carência, independente do tempo de contrato que o titular do plano tem, ressaltamos que a operadora também pode negociar o prazo de carência dos novos dependentes.

Os dependentes incluídos no plano de saúde podem ser:

  • O cônjuge, o companheiro ou companheira na união estável;
  • O companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos os mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável;
  • Os pensionistas (pessoa separada judicialmente, divorciada ou que teve a sua união estável reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepção de pensão alimentícia);
  • Os filhos, enteados e aqueles que estejam sob guarda ou tutela judicial, solteiros, de até 21 anos (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;
  • Os filhos, enteados e aqueles que estejam sob guarda ou tutela judicial, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação.

Os dependentes do plano de saúde devem ter as mesmas coberturas que o titular tem direito, podendo desfrutar de todos os benefícios oferecidos.

Os filhos recém nascidos também podem ser inclusos no plano de saúde e não precisarão cumpri carência caso o plano seja contratato antes do bebê completar o primeiro mês de vida.

Se você pretende incluir um dependente novo em seu plano de saúde, entre em contato com a sua operadora e eles irão tirar todas as suas dúvidas a respeito de documentação necessária.

 

 

Deixe uma resposta