Já se encontra disponível a vacina contra meningite

By | junho 2, 2015

vacinaMais um avanço médico foi dado no Brasil no inicio desse ano, agora, já se encontra disponível a vacina conta meningite B. A vacina chegou às clínicas particulares brasileiras no dia 10 de maio, até o momento não havia nenhum tipo de prevenção para a doença. O nome comercial da vacina que previne a meningite B é Bexsero, e é indicada de dois meses de vida até 50 anos de idade.

A vacina vai ser comercializada pelas farmácias pelo valor de R$ 340,00 a dose, no entanto as clinicas que a comercializam  podem estipular o valor final para o consumidor.

A meningite é uma doença considerada de grande letalidade por causa da rápida evolução da doença após a infecção, que atacam membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A principal forma de contaminação é por bactéria ou vírus, dificilmente podem ser provocado por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Segundo pesquisadores a vacina é importante, pois atualmente, se comparada com doenças como tétano e hepatite, a meningite é a mais letal. Quando o paciente sobrevive à doença, sempre ficam sequelas muito graves, como cicatrizes, amputações e debilidade motora. O que dificulta o diagnostico da doença é a similaridade com sintomas de outras doenças, como uma virose, os sintomas são febre, náuseas, vomito, dor de cabeça, cansaço e manchas vermelhas. É muito comum o paciente ser diagnosticado com outras doenças antes de ser diagnosticado com meningite.

Por enquanto a bexsero será distribuída apenas na rede privada e não tem previsão de quando estará disponível na rede pública, já que tem que passar por uma série de quesitos para ser incluída no quadro de imunização nacional, como efetividade, relação custo x beneficio e se a rede comportaria a inclusão de mais uma vacina.

 

Deixe uma resposta