Operadoras de planos de saúde devem informar as diferenças dos planos oferecidos

By | junho 5, 2015

plano-de-saudeNo mercado de planos de saúde há diversas operadoras e cada operadora oferece linhas de planos diferentes, com coberturas e benefícios diferentes, por isso as operadoras de planos de saúde devem informar as diferenças dos planos oferecidos. Muitas opções pode acabar confundindo o cliente, por isso é necessário apresentar o diferencial de cada um deles.

Em abril desse ano, saiu uma normativa no Diário Oficial da União obrigando as operadoras a informar aos consumidores dos planos as peculiaridades que cada plano oferece e as características de todos os tipos disponíveis do mercado. A normativa tem a intenção de facilitar a escolha dos clientes ao mesmo tempo em que eles escolhem os benefícios que irão cobrir suas necessidades particulares. A operadora deve informar também os benefícios que cada opção de plano de saúde oferece.

Entre os dados contidos na normativa devem conter os tipos de acomodação, cobertura e área de abrangência, assim como aspectos que dizem respeito à recisão e carência.

Embora a normativa tenha saído no Diário Oficial da União em abril, ela só entrará em vigor em 2016, dando um tempo para as operadoras se organizarem e esquematizarem todas as diferenças entre cada tipo de plano de saúde, aprimorando as informações aos consumidores.

Quando a normativa entrar em vigor, os corretores devem informar de forma clara e precisa tanto na hora da venda, tanto no contrato, os tipos de cobertura que estarão disponíveis e os serviços que estarão à disposição do contratante.

A medida foi tomara, pois os diferenciais entre os planos são os principais geradores de duvidas nos clientes na hora de escolher um plano de saúde, nem sempre todas as diferenças estão fáceis de ser localizada e as vezes acabam confundindo, com a nova medida esse tipo de duvida vai ser mais fácil de ser esclarecida. No entanto, não deixe de consultar um corretor e tirar todas as dúvidas que restarem e escolha um plano de saúde que seja ideal para você!

 

Deixe uma resposta