Entre os 10 melhores hospitais da América Latina, 2 são brasileiros segundo uma pesquisa realizada pela revista América Economia Intelligence. O hospital que lidera o ranking dos melhores é o Hospital Israelita Albert Einstein, eleito o melhor pela 6ª vez consecutiva. O ranking é feito por médicos, formadores de opinião em gestão de saúde e leitores da revista, que por meio de várias visitas a inúmeros hospitais, analisaram e aplicaram notas em várias dimensões.
Os hospitais e clinicas foram avaliados pela segurança e dignidade do paciente, capital humano, capacidade de pacientes, gestão do conhecimento, eficiência e prestigio, além de marcos, conquistas e alianças estratégicas alcançadas pelas instituições, nos dois últimos quesitos o Hospital Israelita Albert Einstein foi avaliado com as melhores notas. De acordo com a revista, o hospital “é uma instituição de altíssima complexidade, que obtém resultados de destaque em todas as outras dimensões do ranking, incluindo segurança, o que é duplamente meritório, pois a complexidade e a carga multiplicam a dificuldade em gerenciar processos complexos e manter bons resultados nessa dimensão-chave”.
Confira a lista com os 10 melhores hospitais da América Latina.
- Hospital Israelita Albert Einstein (Brasil)
- Clinica Alemana (Chile)
- Hospital Universitario Austral (Argentina)
- Fundacion Cardiovascular del Colombia (Colômbia)
- Fundacion Valle del Lili (Colômbia)
- Hospital Samaritano (Brasil)
- Hospital Pablo Tobon Uribe (Colômbia)
- Hospital Clinica Biblica (Costa Rica)
- Clinica Internacional (Peru)
- Fundacion Cardioinfantil (Colômbia)
Além dos hospitais listados no Top 10 do ranking, outros hospitais brasileiros entraram com boas colocações, veja:
12. Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Brasil)
17. Hospital Moinhos de Vento (Brasil)
20. Hospital São Vicente de Paulo (Brasil)
22. Hospital Edmundo Vasconcelos (Brasil)
A participação no ranking é aberta a todos os hospitais ou clinicas da América Latina de alta complexidade, que atende a várias especialidades médicas e que tenham sido indicados pelo Ministério da Saúde de seu próprio país. Ressaltamos que a posição de destaque não é o mais importante, mas sim o reconhecimento de estarem na lista com outros grandes hospitais e ser referência em seu país.
Para ver a lista completa e as notas em cada quesito, clique aqui.