O tempo vai passando, você envelhece e os problemas de saúde começam a aparecer. A atenção com doenças deve ser maior, consumo de remédios e consultas são mais regulares. Isso tudo faz com que um plano de saúde para idosos tenha características diferenciadas. Por isso é sempre bom ficar atento a alterações ilegais ou abusivas que às vezes são aplicadas pelas operadoras de assistência médica. Entenda melhor com o que você, idoso, deve se preocupar na hora de contratar um novo plano ou monitorar as mudanças do seu.
Reajuste da mensalidade
Essa é a principal reclamação dos idosos quanto a contratação deste tipo de serviço. Isso porque, a partir dos 60 anos, o valor da mensalidade é aumentado em maior proporção do que antes disso. Existem casos registrados em que o valor da prestação aumentou em 100%, o que pode ser considerado abusivo. É importante esclarecer que, através do Estatuto do Idoso, foram proibidos reajustes de mensalidades depois de completados os 60 anos. A ANS determina ainda que a diferença entre a mensalidade da primeira faixa etária e a última não pode ultrapassar 500%. Ainda com essas determinações, a operadora pode tentar fazer esses aumentos antes que seu beneficiário atinja essa idade, porém, mesmo assim é imprescindível que verifique se o aumento foi superior a 30% do valor pago no mês anterior.
Coberturas de um bom plano de saúde para idosos
Esse é um ponto interessante, e depende muito de suas necessidades. Se você atingiu a terceira idade, mas continua saudável, sem muitos problemas de saúde, opte por um conjunto de coberturas mais simples. Se você tem uma doença e procura contratar um plano agora, terá de cumprir as carências determinadas pela operadora para poder ser atendido ou tratado, a não ser que os procedimentos sejam emergenciais. Agora, se você acaba de cancelar um contrato e pretende encontrar outro plano que lhe atenda melhor, verifique as possibilidades de portabilidade de carência. Se você precisa de medicamentos para tratar essa doença, se informe, e saiba se eles são ou podem ser incluídos na cobertura. Além disso, um bom plano de saúde para idosos deve também atuar na área preventiva, para evitar problemas futuros.