Planos de saúde e procedimentos estéticos

By | maio 22, 2015

procedimentos esteticosAs coberturas dos planos de saúde variam com o perfil de cada usuário, bem como a linha do plano que as operadoras disponibilizam. No Brasil, as operadoras não são obrigadas a cobrir alguns tipos de procedimentos, como os procedimentos estéticos. Há uma grande controvérsia quando se fala de planos de saúde e procedimentos estéticos.

Alguns procedimentos estéticos são negados pelos planos de saúde quando são solicitados quando não há motivos de saúde para realização do mesmo. No entanto há situações que o usuário do plano de saúde pode solicitar a autorização do procedimento, como por exemplo, na retirada de um câncer de mama, a implantação de uma prótese deve ser coberta pelo plano de saúde, pois entende-se que não é somente questão estética.

Um dos casos de mais conflitos são as cirurgias de retirada de excesso de pele após a realização de uma bariátrica de redução de estomago, para o reestabelecimento da saúde do paciente, que muitas vezes não é aceito pelas operadoras. Normalmente após a cirurgia bariátrica deve ser feita a retirada de excesso de pele no abdômen, no braço e nas mamas, dessa forma não será diagnosticado como procedimento estético e o plano de saúde deve cobrir o procedimento, pois é um tratamento de saúde, apesar de ainda não está inserida no Rol de procedimentos da ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar.

A lei brasileira obriga que os planos de saúde cubram procedimentos voltados á saúde do usuário do plano, assim, qualquer procedimento relacionado à saúde deve ser coberto, como cirurgia de miopia, redução de estomago, ou outro procedimento que afete a saúde do usuário, ainda que o procedimento tenha cunho estético.

Além dos tratamentos de cunho estéticos que devem ser cobertos pelos planos de saúde, há também procedimentos psicológicos derivados de problemas de saúde que devem ser cobertos pelos planos e poucas pessoas sabem, esses tipos de tratamentos prolongados devem ter 12 sessões cobertas pelo plano de saúde.

 

Deixe uma resposta