A prática de esportes pode prejudicar a saúde bucal?

By | fevereiro 25, 2015

prejudicar a saúde bucal

O título deste artigo pode causar espanto. Como uma atividade sempre tão incentivada e tida como algo que faz bem para a saúde pode fazer mal em algum sentido? Pois é, mas estudos comprovaram que a prática de esportes pode prejudicar a saúde bucal. Esta constatação surgiu de uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, que analisou a saliva de um total de 70 pessoas. Entre elas, estavam praticantes de triatlo e outras sem hábito de praticar esportes. Depois disso houve ainda outro teste com parte dos esportistas depois de uma série de corridas intensas no período de 35 minutos.

O resultado foi que, quanto maior a intensidade dos exercícios, maior era a propensão a erosão do esmalte dos dentes e aparição de cáries. Além de que, a quantidade de saliva dos “sedentários” era maior do que a dos esportistas, o que explica também os prejuízos na saúde bucal dos triatletas.

Porém, uma boa teoria, levantada por coordenadores do Laboratório de Pesquisa em Odontologia do Esporte e Biomecânica da Faculdade de Odontologia da USP, o que pode prejudicar a saúde bucal nesses casos é o uso exagerado de isotônicos (Como Gatorade) e suplementação alimentar, que podem causar alteração no pH da saliva.

Evitar práticas que possam prejudicar a saúde bucal

Independente das duas conclusões opostas, é importante entender que para manter a saúde bucal em dia, basta ter hábitos que auxiliem no fortalecimento dental, e não ao contrário. Por exemplo, ao praticar esportes, inspire e expire corretamente, pois respirar somente pela boca pode ocasionar até mesmo problemas na coluna. Além disso, a utilização da proteção bucal em certos esportes é fundamental para proteger os dentes contra choques. Em caso da posição errada dos dentes, procure a ajuda de um dentista, pois além de poder afetar o desempenho na prática de esportes e prejudicar a saúde bucal, ainda causa dificuldade na respiração, podendo ocasionar problemas maiores no futuro.

Deixe uma resposta