Prazos máximos para consultas

By | junho 15, 2015

prazomaximoQuem contrata um plano de saúde deve ter pronto atendimento sempre que precisar. A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar tem uma norma que garante que haja prazos máximos para consultas e atendimentos, evitando tempo demasiado de espera para ser atendido. Os prazos variam entre 7 e 21 dias dependendo do procedimento a ser realizado.

A normativa serve para que as operadoras de planos de saúde ofereçam aos beneficiários um serviço de qualidade, credenciando clinicas e hospitais que possam suprir a demanda dos clientes. Veja abaixo uma tabela com os serviços e os prazos máximos que devem ser cumpridos:

SERVIÇOS PRAZOS MÁXIMOS
Consultas básicas – pediatria, clínicas médicas, cirurgia, ginecologista, obstetrícia 07 dias
Consultas nas demais especialidades médicas 14 dias
Fonoaudiólogo 10 dias
Nutricionista 10 dias
Psicólogo 10 dias
Terapeuta ocupacional 10 dias
Fisioterapia 10 dias
Consultas e procedimentos realizados em consultório 07 dias
Laboratório de analise / regime ambulatorial 03 dias
Diagnostico e terapia em regime ambulatorial 10 dias
Procedimentos de alta complexidade 21 dias
Atendimento em regime de hospital – dia 10 dias
Atendimento e regime de internação eletiva 21 dias
Urgência e emergência 1 dia

O prazo conta a partir da data de marcação da consulta, caso o beneficiário não consiga marcar a consulta dentro do prazo estabelecido, deverá entrar em contato com a operadora e solicitar um protocolo, e a partir daí, deverá começar a contar um novo prazo. Se depois da solicitação do protocolo, a operadora não resolver o problema, a ANS deve ser acionada e assim tomar maiores providencias e o mesmo erro persistir. A ANS não pode interferir na agenda dos prestadores de serviços. A norma prevê que a operadora de planos de saúde ofereça ao consumidor, nos prazos definidos, pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada.

Os prazos foram estabelecidos com base em uma pesquisa realizada com mais de 800 operadoras que indicaram os prazos ideais para realizar o atendimento.

 

Deixe uma resposta