Prevenir a gripe com simples ações

By | fevereiro 18, 2015

A gripe, transmitida pelo vírus influenza que tem o contato de secreções das vias respiratórias como meio de contágio. Quando as mãos ou qualquer objeto contaminado entram em contato com olhos, nariz e boca, a doença pode ser transmitida. Os sintomas são febre, dores no corpo e mal estar. Vá ao posto de saúde quando percebê-los. A vacina é uma boa forma de se prevenir a gripe, porém, não é a única. Com simples costumes é possível evitar, e muito, sua contração.

Prevenir a gripe – Cuidado com lugares públicos!

prevenir a gripe

Sempre ao pegar o ônibus, metrô ou frequentar qualquer outro lugar com grande fluxo de gente, evite o contato das mãos com boca, olhos e nariz. Lave as mãos com água e sabão com frequência e tenha também o costume, principalmente antes de se alimentar, de limpá-las com álcool gel 70%. Aglomerações em locais públicos são uma porta aberta para a contaminação.

Outros cuidados

Abra as janelas e permita que o ar circule. Acostume-se a sempre carregar lenços descartáveis, e quando tossir, cubra a boca e o nariz com um deles. A prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada e saudável ajudam, e muito, na prevenção contra a gripe, principalmente em um cardápio rico em elementos oxidantes, vitaminas e minerais. que são elementos ótimos para a fortificação do sistema imunológico. Mantenha o corpo sempre hidratado (tome de 6 a 8 copos d’água por dia).

Se não preveniu, é hora de remediar!

Caso não tenha conseguido prevenir a gripe, e contraiu a doença, vá ao médico para que ele lhe indique a medicação adequada e fique em casa, repousando. Evite sair para não espalhar o vírus e, caso seja muito necessário, espirre e tussa sempre cobrindo o nariz e a boca. Como foi dito no início do texto, manter a vacinação preventiva em dia é uma boa maneira de não se contaminar. E cuidado também, pois os mesmos sintomas de uma gripe comum, pode indicar  também a H1N1, ou influenza A, que é mais perigosa. Como visto, são simples os métodos para manter-se longe da gripe.

 

Deixe uma resposta