Quais são os melhores planos de saúde de 2014?

By | fevereiro 12, 2015

Melhores planos de saúde de 2014

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável pela regulamentação e normatização de planos de saúde. Ela realiza todos os anos a classificação das operadoras, com base no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS. Foi divulgado, no final do ano passado, os melhores planos de saúde de 2014 referente aos dados do IDSS de 2013.

Esta avaliação tem como base quatro categorias denominadas “dimensões”, e cada uma tem um peso diferenciado no número final. São elas: Atenção à Saúde (40%), Econômico-financeira (20% ), Estrutura e Operação (20%) e Satisfação do Beneficiário (20%).

O índice que definiu os melhores planos de saúde de 2014 tem valores que vão de zero a um e definida como muito bom (0,80 a 1,00), bom (0,60 a 0,79), regular (0,40 a 0,59), ruim (0,20 a 0,39) e muito ruim (zero a 0,19). Essa é uma maneira de suporte ao consumidor na hora de escolher um serviço na área.

Melhores planos de saúde de 2014

Os três serviços definidos como melhores planos de saúde de 2014 são oferecidos pela mesma operadora. Nó pódio estão a Unimed BH, a Unimed Cooperativa Vales do Rio Taquari e Rio Pardo e a Unimed Campo Grande. Nenhuma prestadoras de serviços de saúde médico-hospitalares definidas como sendo de mesmo porte das três primeiras colocadas (grande porte) foi avaliada inferiormente ao índice regular.

Outro dado divulgado é o número de clientes em cada plano, e foi apontado através desta apuração que pouco mais de 80% dos clientes que contratam produtos de assistência médica estão cadastrados em planos avaliados como bons ou muito bons. Já as consideradas piores representam 11% das empresas com mais de 1 milhão de beneficiários.

Uma maneira diferente de realizar a avaliação das operadoras é pela recente iniciativa da ANS de divulgar também a lista completa dos Dados Integrados de Qualidade Setorial, que auxilia o consumidor a obter informações das melhores opções em cada setor, como, por exemplo, filantropia ou medicina de grupo. Assim é possível para o futuro beneficiário realizar uma pesquisa direcionada antes de contratar os serviços oferecidos e definir sozinho quais os melhores planos de saúde de 2014 para ele.

Deixe uma resposta