Saiba mais sobre ampliação da cobertura de planos de saúde  

By | abril 3, 2015

planosNo ato do contrato de um plano de saúde você recebe uma documentação que lista os tipos de cobertura que seu plano lhe oferece. Dependendo do tipo do plano de saúde há alguns procedimentos que não tem cobertura, precisando assim, ter um gasto adicional ou pagamento por fora da sua mensalidade, sem direito a reembolso. Saiba mais sobre ampliação da cobertura de planos de saúde e descubra os procedimentos que você passa a ter direito com a lei em vigor.

A ampliação da cobertura de planos de saúde serve apenas para os denominados “Contratos Novos”, que são os validados a partir de 02 de janeiro de 1999, os contratos anteriores a essa data são chamados “Contratos Antigos” e não sofrem alterações, a menos que o contrato seja adaptado, no entanto essa é uma opção do beneficiário, a operadora do plano de saúde não pode obrigá-lo a isso.

Os clientes passaram a ter direito a 50 novos exames, consultas e cirurgias; a 37 medicamentos orais para tratamento de câncer, 28 cirurgias por videolaparoscopia (menos invasivas e com menor risco aos pacientes), radioterapia com IMRT (modulação da intensidade do feixe) para tumores da região de cabeça e pescoço (com diretriz de utilização), introdução de medicamento por via subcutânea para tratamento de artrite reumatóide, ampliando uma diretriz já existente (que contemplava medicamentos endovenosos) e alguns outros procedimentos (cirúrgicos, laboratoriais, entre outros).

Para a segmentação odontológica houve a incorporação dos procedimentos “enxerto gengival livre”, “enxerto pediculado” e “tunelização”. A obrigatoriedade do fornecimento de bolsas coletoras para pacientes ostomizados, já regulamentada pela ANS desde maio de 2013, também passa a fazer parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

A cobertura em que estamos em vigor está válida desde o dia 02 de janeiro de 2014 e será atualizada apenas em 2016, compreendendo que a revisão é feita a cada dois anos. O órgão responsável pela revisão da cobertura ofertada pelos planos de saúde é a ANS – Agencia Nacional de Saúde Suplementar.

Deixe uma resposta