Saiba quais as prevenções contra a osteoporose

By | março 4, 2015

Osteoporose

A osteoporose é um problema ligado a perca da massa óssea. Com a deterioração dos ossos, é causada a fragilidade mecânica e o aumento da possibilidade de fraturas por traumas mínimos. É preciso e possível evitar a doença com simples ações. Para não se incomodar no futuro, e melhorar seu bem estar, confira as prevenções contra a osteoporose:

Entenda melhor a doença

Primeiramente você deve saber que as dores no corpo ligada ao enfraquecimento não é recorrente da osteoporose, e sim, da osteoartrose, que é causada pelo enfraquecimento da cartilagem revestidora de alguns ossos. Dos milhões de brasileiros que sofrem com esta doença, muitos desconhecem disso, e isso se deve à falta de atenção dada a ela. Mulheres, sobretudo as que atingiram a menopausa, devem ter cuidado, pois nessa fase, este problema pode aparecer com mais facilidade, por conta da redução do hormônio estrogênio.

Prevenções contra a osteoporose

A primeira coisa a ser considerada são casos anteriores da doença na família. O consumo de cafeína, cigarros e álcool podem causar osteoporose. Além disso, outros fatores que contribuem para o aparecimento da osteoporose estão também o excesso ou deficiência hormonal, como o exemplo citado da menopausa, ou o sedentarismo.

Por outro lado, uma boa maneira de evitá-la é ingerindo regularmente boas proporções diárias de Cálcio (leite, espinafre, brócolis e soja) e Vitamina D (Carne vermelha, ovo e manteiga). Porém, um erro comumente cometido por muitas pessoas é o consumo exagerado de leite, que apesar de ser uma das principais fontes de cálcio na alimentação do homem, pode prejudicar o armazenamento de ferro pelo organismo, podendo ocasionar assim, a anemia. Então se atente a isso, afinal, não vale a pena evitar uma doença para contrair outra. Uma boa opção, tanto como uma das prevenções contra a osteoporose, quanto como uma alternativa de tratamento, são os suplementos vitamínicos que têm atuação mais acelerada na fortificação óssea.

Enfim, existem várias medidas preventivas contra a osteoporose, e no geral, elas estão ligadas a hábitos saudáveis, como manter o peso ideal, e ter refeições balanceadas. Então, previna para que não tenha que remediar no futuro.

 

Deixe uma resposta