Saúde Pública x Saúde Privada

By | março 20, 2015

Saúde Pública x Saúde Privada

O assunto é delicado, e envolve vários fatores. Quando fala-se de saúde, devemos considerar prioridades, e a maior delas é o bem-estar. Ter tranquilidade e tratamentos contra problemas que possam aparecer não tem preço, ou melhor, pode ter, mas vale a pena? Na disputa entre Saúde Pública x Saúde Privada, não é simples dizer qual é mais válido, pois varia muito de pessoa para pessoa. Discutiremos nesse artigo alguns pontos que podem definir um como mais válido que o outro. O primeiro deles, e provavelmente o que mais pesa na balança, é o fator financeiro.

Saúde Pública x Saúde Privada

Fator financeiro: Consultas e outros procedimentos pagos são, normalmente muito caros, como por exemplo uma sessão de quimioterapia para o tratamento contra o câncer, que pode custar até 10 mil reais. O Sistema Único de Saúde (SUS) tenta cada vez mais atender os brasileiros que sofrem dessa doença da melhor forma possível, mas aí entra outro ponto.

Tempo de espera: Na disputa entre Saúde Pública x Saúde privada, esse é um ponto negativo para a primeira. O tempo de espera para a maioria dos procedimentos é longo, devido a falta de profissionais para atender o contingente de pacientes. Em serviços particulares isso é bem mais tranquilo, apesar de muitas vezes pesar no bolso.

Qualidade de atendimento: Sem dúvida esse é um dos fatores que mais defina a escolha de muitas pessoas entre os dois tipos de atendimento. No sistema público, a qualidade de atendimento ainda tem muitos problemas e defeitos, por isso muitas pessoas recorrem aos atendimentos particulares. Porém, muitas pessoas não tem poder aquisitivo para pagar várias consultas e e exames, e para isso existe uma opção mais rentável, que são os planos de saúde.

Segundo pesquisa feita em 2013 pelo DataFolha, ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros, isso por que ele oferece um serviço que é viável tanto no fator financeiro, pois existem modalidades diferentes para cada perfil de pessoa, quanto na relação de qualidade dos atendimentos. Para economizar mais ainda, é possível economizar mais ainda com um plano por coparticipação, onde você gasta menos na mensalidade e paga os procedimentos em separado.

 

Deixe uma resposta