Serviços de Fonoaudiologia nos Planos de Saúde

By | junho 22, 2015

fonoaudiologiaQuando se tem um plano de saúde o esperado é ter cobertura em todos os procedimentos médicos que você precisar. A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar tem uma lista com os procedimentos básicos que todas as operadoras de planos de saúde devem seguir e oferecer para os seus clientes. Os serviços de fonoaudiologia nos planos de saúde começaram a ter obrigatoriedade em uma normativa da ANS a partir de 2010.

A cobertura básica do Rol da ANS teve uma ampliação e foram inseridos vários procedimentos, entre eles o serviço de Fonoaudiologia, por obrigatoriedade o seu plano de saúde deve oferecer até 24 sessões desse procedimento aos beneficiários dos planos de saúde. Além dos serviços de fonoaudiologia, foram inseridos também serviços de Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia entre outras.

As sessões de Fonoaudiologia atuam em diversas partes do corpo humano em busca de qualidade de vida para as pessoas, especialmente aqueles que têm algum problema de dicção, sendo definido como problemas que afetam a saúde, o plano de saúde deve fazer a cobertura.

A normativa nº 167 que insere esse procedimento do Rol da ANS anula uma normativa anterior que excluía os serviços de Fonoaudiologia nos planos de saúde. Essa normativa é válida para quem contratou um plano de saúde a partir de janeiro de 1.999.

A linguagem é a principal forma de comunicação, por isso é importante que você tenha domínio sobre ela. O fonoaudiólogo é um profissional capacitado a fazer diagnostico, no entanto é importante ter o bom senso de encaminhar o paciente para outras áreas médicas quando for preciso, para que o tratamento seja feito com mais precisão.

Para que o beneficiário tenha acesso aos serviços de fonoaudiologia nos planos de saúde, conforme cada tipo de plano, o prazo máximo de espera é de 10 dias. Entre em contato com seu plano de saúde e agende uma consulta com um fonoaudiólogo!

 

Deixe uma resposta