Veja como declarar os gastos com planos de saúde

By | abril 28, 2015

declararplanosaudeTodos os anos os brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda, um imposto de competência federal, cujo fator gerador é a renda da pessoa. A declaração deve ser feita por quem ganharam acima de um determinado valor ou possuem bens a partir de um valor estimado. Você sabia que o seu plano de saúde pode ser declarado no Imposto de renda? Veja como declarar os gastos com planos de saúde.

Ao declarar o plano de saúde no Imposto de Renda tem que tomar muito cuidado, pois algumas pessoas cometem alguns deslizes, tendo em vista que é possível descontar o valor total do gasto. Um dos erros é não inserir o valor do reembolso pago por consultas por fora do plano ou declarar o plano empresarial que é pago pela empresa, isso porque você pode deduzir as despesas do seu plano de saúde pago por outra pessoa, se apresentar a declaração em separado do familiar que fez o pagamento.

As despesas com o pagamento dos Planos de Saúde devem ser inseridas no quadro de “Pagamentos Efetuados”, com o código 26, referente ao plano, você também deverá informar o CNPJ da operadora do plano de saúde, juntamente com o valor referente às mensalidades e ao reembolso, se houver. O procedimento é o mesmo para declarar as despesas com os planos de saúde dos seus dependentes.

É preciso lançar o valor integral pago na ficha “Pagamentos Efetuados”. Preencha também a linha Parcela Não Dedutível/Valor Reembolsado, informando o valor que foi reembolsado pelo plano de saúde.

Quanto à dedução, não há limites para deduzir com despesas médicas, o contribuinte pode deduzir a totalidade das despesas feitas com ele mesmo e com os seus dependentes.

O Imposto de renda pode ser declarado na página da Receita Federal na internet, ou nos aplicativos da Receita para dispositivos móveis, disponíveis no Google Play e no AppStore.

Deixe uma resposta